<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 16, 2003

Mystic River 

de Clint Eastwood

Site Oficial: "Mystic River"

Cast:
Sean Penn Jimmy Markum
Tim Robbins Dave Boyle
Kevin Bacon Sean Devine
Laurence Fishburne Whitey Powers
Marcia Gay Harden Celeste Boyle
Laura Linney Annabeth Markum
Kevin Chapman Val Savage
Tom Guiry Brendan Harris
Emmy Rossum Katie Markum
Spencer Treat Clark Silent Ray Harris
Matty Blake State Trooper
Andrew Blesser Sibling

!Aviso da praxe!
Se ainda não viu este filme, vá embora e volte depois de o ver.
Não diga que não foi alertado antes de ler esta entrada.


O bom velho Harry parece melhorar a cada ano que passa, como um Vintage. O rio místico foi uma agradável surpresa - desconfio sempre das críticas que louvam as virtudes de um trabalho em uníssono; fico com a pulga atrás da orelha. Por outro lado, um conjunto de críticas desfavoráveis funciona como um íman, para mim. Quantos mais dizem mal de um filme mais eu tenho de o ver! Depois posso juntar a minha voz à deles... Ou não (o que acontece com muita frequência!).

Gostei do desempenho de todo o cast de Mystic River. Foi um prazer ver a frieza matriarcal de uma Laura Linney cada vez melhor, um Laurence Fishburne fantástico como suporte de um Kevin Bacon muito bem apanhado para o papel, assim como o foi Tim "Shawshank Redemption" Robins. Apenas Sean Penn não se excedeu, mantendo-se colado ao trejeito de "Dead Man Walking", e o miúdo "de serviço", Spencer Treat Clark, não passa disso mesmo, no seguimento de uma série apagada de filmes que vêm de "Arlington Road", passando por "Gladiator" e por uma banal interpretação em "Unbreakable" (a sua última aparição numa produção maior, já lá vão três anos...); está longe de ser um menino prodígio de Hollywood. Desenrasca-se.

O resto é o dia a dia e os seus pequenos dramas convertidos em grandes tragédias por quem se arroga o direito de julgar e punir: nós. O homem é demasiado imperfeito para a justiça. Deviam dar-lhe outro nome ou, ao menos, tirar-lhe a venda. Como Eastwood demonstra, somos péssimos exorcistas dos nossos próprios demónios, mas os outros são ainda pior.

O melhor: Clint Eastwood (repararam nele?)
Menos mal: Sean Penn
Surpreendente: Laura Linney (à espera de um grande papel)
O pior: Um Spencer Treat Clark casual q.b., mas admito que era ouro sobre azul para o papel de Silent Ray Harris, pelo que a escolha de Clint Eastwood foi muito bem feita, afinal.


AMC Gaia - 06Dez2003 21:50 (sala 14) 4,80 € (me & Lina)

Comments: Enviar um comentário