<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 14, 2006

The Constant Gardener 







de Fernando Meireles

Site Oficial: "The constant gardener" (Universal US)

Cast:
Ralph Fiennes Justin Quayle
Rachel Weisz Tessa Quayle
Hubert Koundé Arnold Bluhm
Danny Huston Sandy Woodrow
Daniele Harford Miriam
Damaris Itenyo Agweyu Journo's Wife
Bernard Otieno Oduor Journo
Bill Nighy Sir Bernard Pellegrin
Keith Pearson Porter Coleridge
John Sibi-Okumu Dr. Joshua Ngaba
Donald Sumpter Tim Donohue
Archie Panjabi Ghita Pearson
Nick Reding Crick
Gerard McSorley Sir Kenneth Curtiss

!Aviso da praxe!
Se ainda não viu este filme, vá embora e volte depois de o ver.
Não diga que não foi alertado antes de ler esta entrada.


Fernando Meireles não é surpreendente na forma como escolhe filmar o livro de John le Carré. Apenas quem não viu "Cidade de Deus" se surpreenderia com a qualidade realista desta peça, digna de um grande realizador, mas não perfeita. Foi interessante, porém, ver como Fernando Meireles age quando tem "nas mãos" actores como Ralph Fiennes, Rachel Weisz ou Bill Nighy, que tanto apreciei no "pequeno" telefilme "The girl in the café", de David Yates.

As semelhanças com "Cidade de Deus" não são poucas. Afinal, o que é Kibera, um dos miseráveis subúrbios de Nairobi onde decorre parte da acção, se não outra cidade de Deus...

A mistura do romance entre Justin e Tessa com a insinuação de le Carré sobre a forma como funciona a ajuda humanitária em África, as ligações entre industria farmacêutica e os governos africanos e dos países de origem, torna-se natural. Apenas o final seria dispensável; como o de Matrix, por exemplo, mas não chega para estragar o que foi um dos melhores filmes do ano.
Insinuação despropositada? Temo bem que não. Temo bem que a realidade seja até bem pior. Depois de ver este filme, vi "Darwin's Nightmare" (ver entrada seguinte, no CpI), e se já sabia como funcionam (ou não) as coisas em África, mais consciente disso fiquei.

A tirada que mais apreciei:
Tessa: (confrontando um governante queniano responsável pela distribuição de um medicamento que nunca chegou às clinicas)
"So we've been wondering, is that a standard cock-up, Dr. Ngaba, or were the pills converted into the limo that you arrived in?"

A cena mais ilustrativa:
Medicamentos fora de prazo e sem condições próprias para serem armazenados e aproveitados saem de um avião ao serviço da ONU e são deitados de seguida em bidões onde são queimados. Os laboratórios médicos oferecem medicamentos que, literalmente, apodrecem em stock para obter benefícios fiscais e, claro, ficar bem na fotografia... Revoltante. E real.

NNNN em NNNNN


AMC/Arrábida - 11Fev2006 22:00 (sala 7) 5,00 €
(just me)

Posted by Picasa

Comments: Enviar um comentário