<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Darwin's Nightmare 







de Hubert Sauper

Site oficial austríaco: "Darwin's Nightmare" (Coop99 filmproduktion) inglês/alemão
Site oficial francês: "Le Cauchemar de Darwin" (1001 productions) francês/inglês

Cast:
Documentário

!Aviso da praxe!
Se ainda não viu este documentário, vá embora e volte depois de o ver.
Não diga que não foi alertado antes de ler esta entrada.


Depois de "The constant Gardener" (ver abaixo), estes dias foram cheios de África.
Se o filme de Meireles era sobre uma ficção (bem real) de John le Carré, este documentário de Hubert Sauper é uma realidade brutal (oxalá fosse ficção).

A forma como o mundo desenvolvido se relaciona com África está condensada neste canto do Continente Negro, o outrora fervilhante de vida lago Victoria, onde foi introduzida nos anos 60 do século XX a perca do Nilo, um peixe voraz que liquidaria todas as outras espécies existentes no lago e que, em breve, se extinguirá a si mesmo, pois que se tornou canibal por necessidade.
Como o comércio dos filetes de perca, único meio de vida em torno do lago Victoria, além da prostituição, desregulou, perverteu e destruiu a sociedade local, é mostrado por Sauper de forma crua e dura. Está tudo neste documentário.

O relacionamento da ONU e da UE com a Tanzania e o modo como os governantes tanzanianos encaram o problema (para eles inexistente); o uso da ponte aérea de transporte das percas para a Europa como meio ilegal de introdução de armas em África; a degeneração das populações locais num misto de zombies e escravos, sem outra esperança de subir na vida que a de uma próxima guerra, que abra o recrutamento para o exército, onde se ganha mais alguma coisa... Para mim, foi mesmo o ilustrar de factos que conhecia ou me pereciam prováveis, mas no que toca à especificidade da situação, foi um choque.

Como salienta o site francês da 1001 productions, a perca da Tanzania poderia ser o diamante da Serra Leoa, a banana das Honduras ou, no caso de Angola, da Nigéria e do Iraque o... petróleo.
É assim que suportamos o nosso modo de vida.
Este é um dos documentários que deveriam ser obrigatórios nas escolas de todo o mundo.


A tirada que mais apreciei:
Jornalista tanzaniano:
"Querem ajudar? Deixem de enviar armas."

A cena tragicómica:
Um tanzaniano no meio dos restos das percas e do lixo vestido com uma t-shirt em que estava estampado um esqueleto (tórax e pélvis). Os europeus que enviam roupa para África têm um estranho sentido de humor negro. (Sim, também eu...)

O remorso:
(um piloto russo de um dos aviões de transporte - transcrito de memória)
"Uma vez, transportamos armas para cá e, no regresso, levamos uvas para a Europa. As crianças africanas tiveram armas para o Natal; as crianças europeias tiveram uvas para o Natal... É a minha pequena história."

NNNNN em NNNNN


Cine-Estúdio do Campo Alegre - 13Fev2006 22:00 3,50 €
(eu, Lina, Sofia e Cerveira)

Posted by Picasa

Comments:
Quotes from famous movies and more
Movie Jit - Best Movie Dialogue Forever
www.moviejit.com
 
Enviar um comentário